A BELEZA DA CRESPA


Cabelo “Duro” , “Pixaim” , “De Bombril”, Feio e “Exótico” são alguns nomes que crescemos ouvindo com relação ao nosso cabelo. Pois eu digo que meu cabelo não é nada disso. Meu cabelo é CRESPO. E essa é exatamente a beleza dele, ser como ele deve ser.

Infelizmente, por todas essas violências que sofremos, nós mulheres negras passamos uma boa parte de nossas vidas negando nossas raízes e sem entender quem realmente somos. Muitas das vezes é necessário um processo de transição capilar, que se torna, para algumas mulheres, um momento também doloroso para que consigamos entender a beleza e ancestralidade que existem em ser crespa.

Negar isso faz parte da tentativa de embranquecimento que muitas pessoas negras se sujeitam consciente ou inconscientemente na esperança de serem “aceitas” pela sociedade. Mas é só depois de muita dor, reconhecimento, aceitação e auto amor que passamos a enxergar que aceitação não é o que buscamos, mas sim respeito pelo que somos e queremos ser.

Não vou mentir e dizer que colocar o seu cabelo natural para jogo é uma coisa fácil, principalmente se ele for crespo. Pois vivemos em uma sociedade racista em que o “padrão” de beleza é o branco, magro e liso. Assim, quem está fora desse padrão muitas das vezes não é visto como bonito. Mas estamos conseguindo entender que nós mesmos devemos ser o nosso próprio padrão de beleza. Desconstruindo e reconstruindo tudo o que nos foi ensinado até hoje.

Reconstruindo uma imagem não para agradar aos outros e à sociedade racista que nunca estará satisfeita com a imagem que uma pessoas negra tenha para apresentar, mas sim uma imagem que agrade a nós mesmos e as nossas vontades internas. Respeitando o nosso corpo que é apenas nosso e deve ser tratado com todo o carinho e respeito que merece esse corpo negro que já carrega tantas dores.

Aqui eu deixo um recado às crespas que ainda não aceitaram o seu verdadeiro eu:

SER CRESPA É LIBERDADE!!

Por Eva Santo

#representatividade #mulherpreta #cabeloafro #bloomtma #bloomtmabh #agenciademodelosbh #afro #cabeloafro #ancestralidade

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • YouTube Social  Icon
  • instagram-1581266_960_720